
TIPOS DE INVESTIMENTOS…
Tipos de Investimentos – Renda fixa:
– CDB (Certificado de depósito bancário – títulos emitidos pelos bancos – você empresta dinheiro para o banco e recebe juros por esse empréstimo)
– LCI (Letra de Crédito Imobiliário) – o banco pega esse dinheiro emprestado com você, paga juros para você, e o banco vai emprestar esse dinheiro para alguém que queira investir no setor imobiliário.
– LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) – o banco pega esse dinheiro emprestado com você, paga juros para você, e o banco vai emprestar esse dinheiro para alguém que queira investir no setor do Agronegócio.
– Tesouro Direto (títulos públicos emitidos pelo Governo, como Tesouro Selic e Tesouro IPCA+ são boas opções para diferentes perfis de investidores – você empresta dinheiro para o governo e recebe juros em troca – é o investimento mais seguro do país).
– Fundos de Investimentos: É uma estrutura de investimento coletivo, em que diversos investidores reúnem seus recursos para investir de forma conjunta no mercado financeiro. É bom para quem não sabe escolher bons fundos. Quem escolhe os ativos do fundo é o gestor para ter maior rentabilidade. A parte ruim é que tem algumas taxas.
– Debêntures: você empresta dinheiro para empresas e elas pagam juros por isso.
Renda variável:
– Ações: você compra ações e passa a ter um pedacinho da empresa.
Cada ação corresponde a um pedacinho dela.
Você, além de ser dono desse pedacinho pode receber dividendos, que são os lucros das empresas.
Tanto o valor da ação, como o valor dos dividendos variam de acordo com a empresa ou com o momento econômico do país.
Antes de investir, porém, é importante conhecer e investigar bem as empresas e observar se elas atendem adequadamente aos seus objetivos e perfil de risco.
Pode ser muito interessante investir em ações, apenas é necessário prudência e bastante estudo para prosperar e não “falir”.
Portanto, investir em ações é investir em empresas.
Se você abrir uma empresa, tem que enfrentar o desafio de ela não falir.
Mas, ao comprar ações, você pode se dar ao luxo de comprar ações de empresas já estabilizadas, perenes, e de escolher ações de empresas que dificilmente fecharão as portas como as empresas de energia elétrica, por exemplo.
Porque todos nós precisamos de energia elétrica e, quem não paga a conta de luz vai ter ela cortada.
Em relação às ações, elas podem subir e baixar sempre, a chamada “volatilidade”.
Mas, isso é previsto. É preciso ter paciência. Muitas ações baixam e depois se recuperam.
– Brazilian Depositary Receipts – BDRs: É uma forma de investir em empresas do exterior, sem ter que investir diretamente em bolsa de outros países.
As ações dessas empresas de outros países são vendidas na bolsa de valores brasileira, por meio dos BDRs.
Antes de investir, é preciso entender adequadamente o que são os BDRs, seu funcionamento e riscos, para que a tomada de decisão seja planejada, consciente e alinhada aos objetivos e perfil de risco.
– Fundos de Investimentos Imobiliários – FII: São investimentos em imóveis por meios de fundos. Comprando uma cota de um fundo, você passa a ter, por exemplo, um pedacinho de uma casa, um tijolinho, e passa a receber o aluguel correspondente à essa cota.
Para comprar um imóvel inteiro você gastaria bastante, mas você pode comprar cotas de um fundo que representarão uma parte do imóvel e receber aluguel proporcional.
Se você precisar do dinheiro, pode vender essas cotas depois.
O que você precisa verificar é a liquidez do fundo, com qual rapidez ele consegue ser vendido e verificar também a quantidade do aluguel que lhe será pago por cada cota que você tiver.
Seria bom que você escolhesse bons fundos – fundos de galpões de logística, de hospitais ou até de shoppings, mas procure fundos que tenham mais de um imóvel, que tenham pouca vacância, fundos com imóveis novos, que não estejam precisando de reforma, bem localizados, observando todas as caraterísticas antes de comprar o fundo.
Tipos de Investimentos – A importância da diversificação nos investimentos:
Importante ressaltar que nossos investimentos precisam ser diversificados: uma parte em renda fixa, uma parte em renda variável e até, uma parte deveria ser aplicada no exterior.
A importância da diversificação se deve ao valor da taxa de juros.
Quando os juros estão altos é muito bom aplicar na renda fixa. Além de seguro, renderá mais.
Mas, quando os juros estão baixos, provavelmente, os investimentos de renda variável vão se valorizar mais.
Então, se você diversificar seus investimentos, em qualquer momento, com juros baixos ou altos, você estará sempre lucrando.
E investir um pouco no exterior poderá lhe proteger em momentos em que a economia de nosso país estiver conturbada.
Tipos de Investimentos – A questão da segurança:
Ao Investir em títulos de renda fixa, verifique no banco ou na instituição que você for investir, quais deles são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Os títulos protegidos pelo FGC garantem até o valor de R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira ou conglomerado financeiro.
Ou seja, se você verificar que o título no qual você fôr investir fôr garantido pelo FGC, se a instituição falir, você não perderá o seu dinheiro.
Para investir, verifique o seu Perfil de Investidor, se você gosta de segurança ou se não se importa de arriscar para ganhar mais e correr o risco de perder o seu dinheiro.
Se você quiser mais segurança, investigue os riscos dos investimentos e procure os mais conservadores.
Investir em ações pode trazer muita prosperidade, mas para quem estuda sobre o assunto e tem paciência para esperar as empresas darem lucros.
Investir apenas para especular provavelmente não te ajudará a prosperar.
Para a sua reserva de emergência, procure investimentos com liquidez, ou seja, que você possa resgatar a qualquer momento.
Em relação aos demais investimentos, verifique os objetivos que você tem para cada parte dele e invista com prazos definidos para que você possa resgatar o dinheiro nas épocas necessárias.
Saiba que investimentos mais seguros tendem a render menos.
Os investimentos que rendem mais provavelmente terão um risco maior de você perder o seu dinheiro e/ou ter prejuízo.
Tipos de Investimentos – Estude sobre o assunto:
Então, estudar sobre finanças, ler livros, assistir a vídeos no you tube sobre o assunto é importante.
Mas comece. Começar a investir em renda fixa, que é mais seguro.
Não deixe o dinheiro na poupança que é o pior dos investimentos.
Comece nos CDBs, depois aprenda sobre Tesouro Direto. LCIs e LCAs também podem ser uma opção.
Diversifique os seus investimentos, porque se um render mais do que o outro, tudo se equilibrará. E acompanhe, monitore os investimentos e faça rebalanceamento deles.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
👉 Compartilhe com todas as pessoas que você conhece que pensam em fazer o dinheiro trabalhar para elas enquanto elas dormem…
📌 Salve este post e o releia sempre que precisar.
🧠 Quer mais dicas sobre o assunto? Deixe um comentário e siga o blog!
8 comentários em “TIPOS DE INVESTIMENTOS”