FILHO: O PRIMEIRO EMPREGO

Filho: o primeiro emprego… Começar a vida profissional é sempre um desafio. Foi para todos e será para todos os iniciantes.

Prepare bem o seu filho:

Cabe aos pais prepararem bem os seus filhos. É óbvio que errar é humano e nós pais muitas vezes erramos, mas sempre tentando acertar.

Desde criança, incentive muito o seu filho para estudar e aproveitar bem cada dia de aula ou cada aprendizado que a vida lhe oferecer, a cada momento.

Tudo o que se aprende, em algum momento pode ser útil.

Ter responsabilidade com a vida escolar:

Evite ao máximo deixar seu filho faltar às aulas, a menos que seja muito necessário.

Dentro das suas possibilidades e de seus conhecimentos, seja para seu filho em casa, um Professor particular.

No que você souber, acompanhe seu filho e não deixe que ele passe para a série seguinte sem ter um bom aprendizado, principalmente nas séries iniciais porque, mais para frente, ele conseguirá caminhar com as suas próprias pernas.

Forme um bom caráter no seu filho:

Muito importante também é formar em seu filho bons valores.

O caráter de uma criança é desenvolvido até os sete anos e o que você quer que seu filho seja no futuro não adie: eduque.

Eduque para a persistência, para o respeito, para a responsabilidade, para a empatia, para ter foco, para a honestidade.

E, à medida que seu filho for crescendo, observe a sua situação financeira e decida se pretende deixar o seu filho só estudando, ou se pretende incentivá-lo a começar a trabalhar.

Mas, se ele ficar só para estudar, exija boas notas e bom aprendizado.

Se ele começar a trabalhar, ensine-o a dar valor no dinheiro. A gastá-lo corretamente.

Filho: o primeiro emprego:

Desde o primeiro emprego, oriente-o a guardar dez por cento do que ganha e aplicar esse dinheiro. E esquecer essa economia.

Esse dinheiro será usado apenas para urgências, que poderão ser a necessidade de comprar um medicamento, um livro ou um material escoar.

Esse dinheiro não deverá ser usado para comprar tênis de marca e nem para frequentar festinhas.

Começando a economizar desde o primeiro emprego, ele vai adquirir o hábito de fazer isso, além de que, durante a vida NUNCA precisará em algum momento economizar demais, porque já fez isso em pequenos quantidades durante toda a vida.

Outro item de igual importância é ensinar a seu filho de que ele nunca deverá gastar mais do que ganha. Isso é inegociável.

Porque, durante a vida, se você não quer que ele passe dificuldades, ele terá que aprender isso.

Oriente seu filho como se comportar no trabalho:

Voltemos ao início: Quando o seu filho estiver na idade de arrumar o primeiro emprego, prepare-o.

Ensine que ele precisará ser responsável, honesto, proativo, tentar ter bom relacionamento com os colegas de trabalho e com o patrão.

Ter um bom relacionamento com o patrão não significa aceitar ser explorado.

Deve-se sempre fazer mais do que o patrão pede, isso faz o indivíduo se destacar, mas não se deve aceitar quando o patrão começa a querer lhe sobrecarregar ou exigir jornada de trabalho de forma exagerada.

É lógico que, em qualquer serviço, haverá dia em que será necessário trabalhar um pouco fora do horário, ou, até mesmo num domingo ou feriado, por exemplo.

E vale a pena o funcionário atender, porque ajudará o patrão e ele ficará satisfeito com o empregado. Isso apenas não pode ocorrer de forma extrapolada.

Então, oriente seu filho sobre direitos e deveres trabalhistas.

Filho: o primeiro emprego – como se fazer respeitar…

Precisamos ser respeitados, mas entretanto, não desrespeitosos e exagerados.

O exagero nunca será bem vindo nem no excesso de deveres e nem no excesso de direitos.

Muitas vezes, é necessário abrir mão de algum direito em algum momento para se lucrar mais adiante.

No trabalho, oriente-o que procure agir antes de lhe pedirem, que procure enxergar o que precisa ser feito e fazer sem a necessidade de a todo momento o patrão ficar determinando.

Em relação aos colegas de trabalho, seja paciente, às vezes, em algum dia que houver um problema, é possível que o colega esteja num dia ruim é por isso surgiu o atrito.

Se o problema persistir, não brigue, mantenha distância.

Ser colaborativo é importante…

Quanto ao trabalho em si, seja colaborativo, ajude os companheiros.

Em algum momento, poderá ser você quem precisará ser ajudado e, ficará mais fácil alguém lhe ajudar, se você sempre ajudar também.

Se houver mais opções, aceite seu filho escolher para trabalhar em uma área que ele goste mesmo que o salário seja menor.

Desta maneira, ele trabalhará mais feliz e até terá uma produtividade maior. 

Se na sua cidade não houver uma atividade que ele goste, oriente-o que será passageiro e ele encontrará em algum momento, talvez até em outra cidade, ou depois que avançar nos estudos, uma profissão que ele goste.

O fato é que, infelizmente, nem sempre podemos fazer só o que gostamos.

Às vezes precisamos enfrentar algo, porque naquele momento precisamos.

Isso não significa que poderá ser relapso e trabalhar de qualquer jeito. Deverá sempre fazer o seu melhor.

Seu filho deverá buscar aprendizagem de outras maneiras sobre a atividade que ele está exercendo: fazer cursos gratuitos, ler livros, ver vídeos úteis e sérios sobre o assunto na internet.

Nos conteúdos que ele dominar deverá se comportar de forma segura no ambiente de trabalho.

Se uma pessoa domina um conteúdo ou uma atividade ele deve se mostrar confiante, não de cabeça baixa, mas também não deve ser arrogante.

Ensine seu filho a conviver com as dificuldades:

Quando o seu filho começar a trabalhar, no começo ele enfrentará dificuldades de adaptação, isso em qualquer área ou atividade, o que será extremamente normal, registrando que isso acontece com absolutamente todo mundo.

Se houver algum problema no serviço ou alguma dificuldade, oriente seu filho como agir: se deve ou não conversar com o patrão ou com os colegas de trabalho.

Às vezes, um diálogo construtivo resolve muitos problemas e ajuda o serviço a se desenvolver de uma forma melhor, além de melhorar grandemente o ambiente de trabalho.

Aprender com os erros é muito importante. O erro em si não é ruim.

Podemos pedir desculpas e evitar de errar novamente. O que não podemos é persistir no erro.

Será muito útil também aprender com os erros dos outros, porque não conseguiremos errar tudo para aprender depois e, agindo assim, podemos evitar muitos problemas.

Filho: primeiro emprego – E a expectativa de salário?

Em relação às expectativas de salário, ele deverá saber que no começo as remunerações nem sempre são altas, mas não é possível ficar escolhendo muito.

Há jovens que escolhem tanto que ficam por anos dependendo dos pais porque não querem ganhar pouco.

Quase sempre, é necessário começar por baixo, adquirir experiência para ser valorizado e passar a ganhar salários melhores. Isso normalmente acontece com todo mundo.

Filho: o primeiro emprego – no começo a humildade será necessária…

Já conheci jovens, por exemplo, que fizeram faculdade e depois muitas especializações já com a intenção de ingressar de cara em um serviço mais elevado.

E estão até hoje esperando uma vaga. Vale a pena ser humilde e começar em serviços mais simples na sua área.

Se você não quiser fazer isso, o tempo passará e depois ficará pior: ficará com vergonha de já mais velho se humilhar começando por baixo, enquanto os seus amigos terão passado por essa fase e já estarão em empregos melhores.

Não adianta, a vida tem algumas etapas que nem sempre é possível pular.

Algo que poderá ajudar será praticar entrevistas de emprego em caso. Qualquer atividade treinada em casa tem maiores chances de prosperar.

Se num primeiro emprego não houve sucesso, não sofra! Isso acontece o tempo todo.

Apenas continue, procure outro e, em algum momento, encontrará um emprego bem bacana e duradouro.

Com certeza, se você educar e preparar bem o seu filho para a vida, ele provavelmente não ficará vindo atrás de você quando ele for adulto, pedindo ajuda para resolver os próprios problemas.

Mas, se você não fizer bem a sua parte, prepare-se: quando o seu filho estiver em apuros emocionais ou financeiro, é atrás de você que ele virá buscando ajuda e você não terá direito de reclamar.

Boa sorte!

Gostou do conteúdo?

👉 Compartilhe com todos os pais têm filhos na idade de conseguir o primeiro emprego…
📌 Salve este post e o releia sempre que precisar.
🧠 Quer mais dicas sobre o assunto? Deixe um comentário e siga o blog!

5 comentários em “FILHO: O PRIMEIRO EMPREGO”

Deixe um comentário