
Inteligência Emocional: O Poder de Controlar Suas Emoções e transformar sua vida. Trata-se de assunto de grande importância, tanto na vida pessoal, como profissional.
Precisamos nos policiar e ver em qual momento será mais sensato deixarmos a nossa emoção ou a nossa razão comandar as nossas decisões.
Indivíduos com inteligência emocional bem desenvolvida normalmente tem mais sucessos em sua vida.
Essas habilidades nem sempre são desenvolvidas de forma satisfatória na escola, o que torna muito importante a intervenção da família.
Pais maduros podem perceber e estabelecer limites, bem como orientar e dar apoio para os seus filhos.
Não se trata de mimar, mas de mostrar para as crianças e jovens que há muitas coisas na vida que acontecem com todos, porque, a pouca idade leva os filhos a pensarem que muitas coisas acontecem só com eles.
Crianças enfrentam problemas de adaptação nas escolas e quando jovens enfrentam problemas nos empregos.
Problemas de relacionamentos são inevitáveis – Inteligência Emocional: O Poder de Controlar Suas Emoções e Transformar Sua Vida
Problemas de relacionamento são próprios do ser humano. Para não se ter problemas com ninguém só mesmo se morarmos sozinhos numa ilha.
Então, trata-se da forma como enxergamos e lidamos com os problemas. Muitas vezes, não são tão grandes como parecem e vai depender da forma como lidamos com eles.
Nem tudo está sob o nosso controle e, assim, não podemos controlar o comportamento do outros, mas podemos controlar a maneira como nós reagimos frente às desavenças.
Nos últimos tempos, esse assunto tem tido bastante destaque. Ocorre que, muitas pessoas perdem seus empregos não porque não são eficientes, mas porque não tem um bom relacionamento interpessoal na empresa ou às vezes não sabem trabalhar em equipe.
Precisamos respeitar a opinião dos outros:
Pensamentos diferentes não são errados, todos são certos. Apenas, é preciso sensatez de toda a equipe para verificar qual será o procedimento mais adequado naquele momento.
As suas ideias podem ser muito boas, mas há momentos em que os outros também têm grandes ideias. E é assim mesmo.
No momento adequado uma ideia ou outra será protagonista. Ou seja, é possível que você não seja o melhor sempre.
Muitas pessoas perdem amigos ou até casamento por não saberem lidar com problemas.
Aprenda a se conhecer e se controlar – Inteligência Emocional: O Poder de Controlar Suas Emoções e Transformar Sua Vida
Para desenvolvermos inteligência emocional, precisamos nos observar muito, procurar o autoconhecimento e também observas as pessoas.
Às vezes, quando pensamos que uma pessoa está nos provocando, pode ser que isto não esteja acontecendo. Pode ser que ela não entenda que aquilo está nos incomodando ou pode ser também que ela não esteja num bom dia – que esteja com problemas em outros setores da vida dela.
É necessário não agir por impulso. Deixar a cabeça esfriar para tomar atitudes: no serviço, com os amigos, com o namorado, em casa.
E ser sensato, se o problema persistir, procurar por alguém que possa intermediar para mudar a situação, tudo na base do diálogo.
Porque, na maioria das vezes, as pessoas fazem alguma coisa sem se dar conta dos seus excessos, mas entretanto, há também pessoas maldosas que premeditam suas ações. Então, bom senso sempre.
Preste muita atenção nas pessoas e tome decisões acertadas:
Observar o tom de voz das pessoas e a sua expressão corporal pode revelar a você se a outra pessoa também está nervosa, e, se constatado isso, aquele não será um momento de resolver problemas.
Talvez seja melhor deixar para o dia seguinte e tentar construir um diálogo produtivo e saudável do qual ambas as partes vão se beneficiar.
Quando você estiver em um impasse, saia imediatamente, vá ao banheiro, respire profundamente várias vezes, espere alguns minutos e repense sobre decisões mais sábias – o tal de contar até 10 antes de sair falando o que não deve e se arrepender depois e não ter como consertar.
Se você for uma pessoa explosiva, observe quais são os gatilhos que levam você a se descontrolar e evite-os.
Mesmo quando você vence uma briga, você pode sair chamuscado (ferido) e ficará com muitas marcas.
Acalmar-se é a melhor decisão:
Observe que, depois de um desentendimento, o clima no local pode ficar muito ruim. Isso pode ser no trabalho, entre pais e filhos, entre cônjuges ou entre familiares e depois dificilmente a situação voltará a ficar bacana.
Você não precisa ceder todas as vezes, mas há momentos em que o mais inteligente é não “brigar” e você lucrará depois.
Todas as pessoas erram, inclusive nós. Os problemas muitas vezes podem estar com o outro. Mas, infelizmente, às vezes está conosco.
É preciso engolir o orgulho e reconhecer quando estamos errados e voltarmos atrás. Errar é a coisa mais comum do mundo, mas insistir em atitudes erradas será muito desfavorável.
Quando você não se der muito bem com alguém, se for possível, se afaste dela, ou mantenha uma distância segura.
Tente ser um pouquinho melhor a cada dia:
A fim de possuir mais controle emocional podemos tentar desenvolver habilidades como paciência, empatia, perdão.
Perdoar será bom para você. Você vai parar de carregar lixo emocional. Quando alguém nos irrita, muitas vezes ela nem se dá conta que fez isso.
Então, perdoar será libertador para você e não para ela, que nem se sente aprisionada.
Exercitar essas habilidades aumentará a nossa resiliência que é a nossa capacidade de nos recuperamos de adversidades.
Viver e não apenas sobreviver… Inteligência Emocional: O Poder de Controlar Suas Emoções e Transformar Sua Vida.
Por fim, tentar levar a vida com responsabilidade, mas de forma leve fará de você uma pessoa mais saudável e mais feliz.
Afinal, precisamos passar pela vida resolvendo os nossos problemas diários, mas não podemos “deixar de viver” e observar as coisas boas da vida.
Na verdade, certamente somos felizes e não percebemos isso, porque enxergamos as dificuldades da vida de forma demasiadamente grande, ou seja, todos os problemas, dependem da importância que damos a eles.
Para ilustrar este artigo, vou usar a “lenda do porco espinho”.
Conheça essa lenda:
Conta-se que, há milhões de anos, houve na terra um frio extremo e os únicos animais que sobreviveram foram os porcos-espinho.
Com tanto frio, eles começaram a encostar uns nos outros a fim de se aquecerem.
Com tantos espinhos, um começou a ferir o outro e começaram a se entristecer e se afastar uns dos outros.
Por isso, muitos deles morreram com o frio.
O tempo foi passando e eles perceberam que necessitavam do calor um do outro a fim de sobreviverem.
Então, começaram novamente a ficar perto uns dos outros, mas mantendo uma distância saudável a fim de que os espinhos uns dos outros não os machucassem.
Na nossa vida, precisamos aprender com essa inteligente situação. Ser próximos uns dos outros, sem deixar que chegue ao excesso essa proximidade a fim de evitar desentendimentos desnecessários.
Gostou do conteúdo?
👉 Compartilhe com alguém que precisa desenvolver sua inteligência emocional…
📌 Salve este post e o releia sempre que precisar.
🧠 Quer mais dicas sobre o assunto? Deixe um comentário e siga o blog!
11 comentários em “Inteligência Emocional: O Poder de Controlar Suas Emoções”