TAXA SELIC: O QUE É E COMO FUNCIONA

      TAXA SELIC: O QUE É E COMO FUNCIONA? Você já teve a curiosidade de descobrir como o banco decide qual é juro que ele vai te cobrar por financiar o seu carro?

Ou como o banco sabe qual é o juro que ele vai cobrar se lhe fizer um empréstimo ou se você financiar a sua casa própria?

Ou ainda quanto vai render o seu dinheiro este mês na caderneta de poupança ou num CDB ou LCI?

Pois é! Todos os juros do Brasil são calculados com base na taxa Selic.

E você acha que a taxa Selic é algo mágico, que alguém estala o dedo e ela aparece ou que ela surge magicamente do nada?

Não. Não é assim. 

Taxa Selic: O que é e como funciona?Como é fixado o valor da Taxa Selic:

Quem decide qual será o valor da Taxa Selic é o COPOM, um órgão do Banco Central do Brasil.

O COPOM é composto pelo presidente e diretores do Banco Central.

No total são nove os membros do COMPOM que votam acerca do valor a ser estabelecido para a taxa Selic.

São pessoas muito qualificadas.

Dentre elas há economistas, bem como também há diretores com formação em outras áreas importantes que afetam a economia e que ajudarão na tomada de decisões acerca da taxa de juros que norteará o país: a taxa Selic, que servirá como referência para outras taxas no mercado financeiro. 

Eles se reúnem, avaliam todo o cenário econômico do país e decidem qual será a taxa ideal para manter controlada a economia naquele momento.

O COPOM se reúne a cada 45 dias para esse fim e tem como principal objetivo controlar a inflação com base nas metas fixadas pelo Conselho Monetário Nacional.

A Taxa Selic é usada como parâmetro para outras taxas de juros:

Taxa Selic: O que é e como funciona?

Prosseguindo, existe ainda outro índice importante que é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é calculado com base na taxa Selic, sendo ligeiramente inferior. 

E os bancos pagam as taxas para os investimentos de renda fixa, como CDBs, LCIs e LCAs, com base no CDI.

Exemplo: há bancos que tem CDB que paga 100% do CDI. Tem banco que tem outros investimentos de renda fixa que rendem 103% do CDI e por aí vai.

Recapitulando: e, porque a taxa Selic é tão importante?

Ela ajuda a controlar a inflação:

A inflação alta prejudica as pessoas de inúmeras formas porque diminui o poder de compra, bem como torna difícil se planejar para concretizar atividades ou adquirir bens causando muitas incertezas.

Quando ela começa a subir, o COPOM sobe a taxa de juros. Com os juros altos são feitos menos empréstimos tanto por empresas como pessoas físicas porque ninguém procura empréstimos porque terá que pagar juros altos.

Assim, com menos dinheiro no mercado, o comércio é obrigado a baixar os preços para vender. Isso ajuda a controlar a inflação.

Saiba que a inflação aumenta a desigualdade social.

Como está a Taxa Selic hoje:

Registro que, nesta data, 26/06/2025 a taxa Selic se encontra em 15% “ao ano”, o que é considerado uma taxa alta.

Isso torna os investimentos em renda fixa melhores. Além de mais seguros, ficarão mais rentáveis.

Como a taxa Selic rende 15% “ao ano”, se alguém lhe oferecer, por exemplo, um investimento de renda fixa que renda 5% “ao mês”, provavelmente será um golpe. Não acredite.

Entretanto, há momentos, quando a economia ameaça parar porque não vende, é necessário baixar os juros porque vai acontecer o contrário: com juros baixos, tanto as empresas como as pessoas farão mais empréstimos, vão consumir mais e a economia se movimenta, mas é preciso que a produção aumente no mesmo ritmo para atender à todas as compras.

A taxa de juros precisa ser definida com alta responsabilidade e grande eficiência, mantendo o equilíbrio, de modo que a inflação não comece a subir muito e também para que não falte excessivamente dinheiro no mercado para que a economia possa se movimentar de forma saudável, o que não é uma tarefa fácil.

Diferencie Taxa Selic de Tesouro Selic:

É oportuno esclarecer que taxa Selic e Tesouro Selic não são a mesma coisa.

A taxa Selic já foi esclarecida acima.

O Tesouro Selic se trata de um investimento, considerado um dos mais seguros do país. Se for de seu interesse leia mais sobre Tesouro Selic.

Se você pretender fazer investimentos em renda fixa, será bom se atentar sobre qual valor do CDI será pago pelo banco no investimento que você escolher.

Bancos diferentes podem oferecer taxas diferentes pelo mesmo investimento.

Escolha bem onde investir seu dinheiro:

Para investir será bom observar acerca da liquidez do investimento, ou seja, por quanto tempo o dinheiro precisará ficar retido; conhecer a segurança do banco onde você estará investindo porque os juros altos podem estar sendo pagos assim pela pouca solidez que o banco pode apresentar.

Normalmente, também, investimentos nos quais o dinheiro fica retido por mais tempo, costumam ter maior rendimento.

Analise ainda os riscos do produto oferecido. Use calculadoras para analisar possíveis rendimentos.

Antes de começar a investir estude bastante sobre o assunto.

Se você é iniciante, comece por investimentos em renda fixa (LCI, LCA, CDBs, Tesouro Selic, dentre outros) e somente depois vá para a renda variável (que são ações, fundos imobiliários, dentre outros).

Portanto, se você ficou sabendo por meios dos jornais que a taxa Selic subiu ou baixou, saiba que isso afetará diretamente a sua vida, pois vai interferir em qualquer atividade financeira que você for fazer.

Além de que isso influenciará para a inflação subir, baixar ou se estabilizar afetando diretamente a sua vida.

Logo, o Banco Central, por meio do COPOM, usa a política monetária para controlar a inflação e contribuir para o crescimento econômico.

Uma economia saudável ajuda no desenvolvimento sustentável.

Gostou do conteúdo?

👉 Compartilhe com todas as pessoas que você conhece que tem vontade de saber mais como funciona o Sistema Financeiro e alavancar suas finanças.
📌 Salve este post e o releia sempre que precisar.
🧠 Quer mais dicas sobre o assunto? Deixe um comentário e siga o blog!

1 comentário em “TAXA SELIC: O QUE É E COMO FUNCIONA”

Deixe um comentário